Eles servem a mesma função que o seu “irmão maior”, o tradicional inversor solar: Transformar a energia elétrica produzida pelos painéis solares de Corrente Continua (CC) para Corrente Alternada (CA) e sincronizar o sistema fotovoltaico com a rede elétrica de sua casa ou empresa de uma forma segura e confiável.
Os Micro Inversores não são novos, o primeiro micro inversor fotovoltaico apareceu pela primeira vez no final dos anos 90.
Em todo o mundo existem pelo menos 20 tipos diferentes de micro inversor e no Brasil 1 marca de Micro Inversor já está aprovado pelo Inmetro para uso nos sistemas fotovoltaicos. Veja abaixo como é um micro inversor e ao seu lado o tradicional inversor central:
No Brasil, onde o conceito de se produzir a sua própria energia elétrica com a luz do Sol ainda é um conceito novo , os micro inversores representam uma fração muito pequena do mercado. Já nos Estados Unidos onde eles atingiram 1 Milhão de sistemas fotovoltaicos instalados, os micro inversores representam quase 40% das instalações residenciais.
Monitoramento e rastreamento de falhas
Quase todos os inversores têm algum tipo de monitoramento e detecção de falhas, no entanto, eles só conseguem monitorar a “string” como um todo (string é como chamamos um “X” número de painéis solares conectados em série). Já o Micro Inversor, pode monitorar cadaplaca fotovoltaicaindividualmente, permitindo assim que você facilmente identifique exatamente o que está acontecendo com cada um dos painéis solares no seu telhado.
Se seu tradicional inversor central apresentar alguma falha (isso é raro) todo o sistema fotovoltaico para de funcionar até que esta falha seja solucionada. Se um micro inversor desenvolve uma falha, os micro inversores restantes continuam a funcionar independentemente. Ou seja, em caso de falha em algum micro inversor o seu sistema só perde a produção de energia de 1 painel solar até que este micro inversor seja arrumado.
Modularidade
Cada modelo de inversor só pode aceitar número específico de painéis solares conectados em série, por isso nem sempre é possível simplesmente adicionar mais painéis solares no futuro. Já com o micro inversor é possível adicionarquantos painéisa mais você quiser.
Orientação dos Painéis Solares
Quando os painéis são conectados em série, todos eles precisam ser instalados com a mesma orientação para produzirem a tensão correta, ao mesmo tempo, para que o inversor funcione corretamente. Quando você tem um inversor com 2 entradas independentes, você pode ter duas séries de painel solar conectadas em cada entrada e desta forma estas séries podem ter os painéis virados para duas direções. Quando você usa micro inversores você pode ter painéis com orientações diversas sem que 1 painel afete a produção de energia do outro.